Como Fazer uma Ordem de Serviço?

A ordem de serviço ou simplesmente OS é um documento padrão em qualquer empresa de prestação de serviços. A ordem de serviço nada mais é do que a formalização do serviço que foi contratado e nela deve estar claro quem contratou, o que contratou, para quando contratou, a que preço contratou e quais os termos para a prestação dos serviços. Uma ordem de serviço protege o prestador de serviços e o cliente que contratou os serviços. Confira as dicas abaixo para criar uma ordem de serviço para a sua empresa:

Dados do cliente e da empresa contratante

Tanto para o cliente como para o prestador de serviços é necessário preencher a apresentar os dados cadastrais, tais como: nome e razão social, cpf e cnpj, endereço completo, pessoa de contato e vendedor, telefones e dados de contato em geral.
Número, data e status

Toda ordem de serviço deve ter um número para controle, data que foi emitida e o status que informa o estágio em que a OS está, tais como: em orçamento, em andamento, pendente, concluída, faturada e assim por diante.

Produtos e serviços

Descrição detalhada dos serviços e produtos que estão sendo adquiridos nos serviços. O preço unitário, total, descontos aplicados e etc.

Condições de pagamento

Descreve de forma detalhada qual a condição e forma de pagamento… Exemplo: Pagamento em 3 vezes no cheque ou cartão de crédito, Boleto bancário para 30 dias, 50% no ato e 50% na entrega e assim por diante.

Datas e prazos

Defina a data em que o serviço será realizado e quem será o responsável pelo serviço. Exemplo: Serviço agendado para hoje as 10hs e o técnico responsável é o João.

Termos e condições para a prestação dos serviços

Definir os termos e condições para a prestação dos serviços não é tarefa fácil já que este é o contrato entre cliente e fornecedor. Descreva o que está e o que não está incluso no serviço prestado, quais são as responsabilidades da empresa e quais são as obrigações do cliente, qual o prazo de pagamento, qual a garantia e etc.

Aprovação

Obtenha uma aprovação formal da contratação dos serviços. Pode ser uma assinatura e carimbo na ordem de serviço em papel ou um e-mail indicando o aceite da proposta. Além das informações acima você pode incluir informações que são especificas do seu ramo de atividade na sua ordem de serviço, tais como: modelo, peça, defeito indicado e etc.

Modelo de Ordem de Serviço Grátis

Utilize o nosso modelo de ordem de serviço grátis: clique aqui.

Leave A Response

* Denotes Required Field